Os links de entrada são fundamentais para o posicionamento do seu site

Uma excelente posição no Google requer muitos links recebidos de outros sites ou blogs. Isso melhora a reputação do próprio site. Ao fazer isso, é fundamental evitar certos riscos, especialmente certas práticas que o Google sanciona como “spam”. Além do número de links, temos que cuidar muito da qualidade deles (comprar backlinks de qualidade). Aqui estão algumas recomendações para fazê-lo corretamente.

Uma das dúvidas mais frequentes que recebo é sobre como aparecer nos primeiros lugares no Google. A maioria dos empresários e empreendedores desconhece a importância de obter links de entrada de outros sites ou blogs. De fato, o Google toma esses dados como um dos indicadores mais importantes para avaliar e determinar quais sites mostrar em primeiro lugar quando os usuários pesquisam determinados tópicos.

Mas é essencial conhecer alguns aspectos que devemos levar em consideração para não cair em penalidades do Google e obter o máximo de resultados. Não se trata tanto do número de links de entrada que podemos obter, mas sim da qualidade desses links. Seria mais correto dizer que o ideal é uma boa mistura entre quantidade e qualidade.

Como já disse em outros artigos, o Google tem se tornado cada vez mais “inteligente” e sofisticado, e é cada vez mais difícil “fazer acreditar” que nosso site, ou qualquer página do nosso site em particular, é mais valiosa do que as de outras concorrentes. Até algum tempo atrás, a troca de links, e até mesmo a compra de links ou links, era uma prática comum.

Atualmente esses links de entrada têm que vir de sites que tenham “autoridade”, e estar localizados em locais que o Google possa reconhecer como “legítimos”, ou seja, que não façam parte de nenhuma prática de “spam”. Por exemplo, listagens de links ou links são desaprovados pelo Google. Recomendo meu artigo sobre como melhorar o posicionamento no Google saber sobre a “autoridade” dos sites (os conceitos de “Autoridade de Domínio” e “Autoridade de Página”).

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Links de entrada que contam para o Google

Então, o que temos que fazer para obter links de entrada que realmente importam para o Google?

100 links de 100 sites diferentes valem mais do que 1.000 de apenas um. A conclusão lógica disso é que alcançar resultados realmente valiosos é um trabalho árduo e permanente. Não é algo que você vai conseguir da noite para o dia, mas algo que você tem que trabalhar permanentemente.

Uma primeira recomendação sobre o que você NÃO precisa fazer é concordar com os editores de outros sites ou blogs para incluir links para seus respectivos sites nas colunas laterais ou nos rodapés de todas as páginas do site “parceiro”. O Google interpretará isso como “spam” e o efeito será como um “fogo pela culatra”.

Uma prática recomendada e muito eficaz é pesquisar outros sites e blogs que incluam artigos sobre temas relacionados aos que você publicou no seu, e sugerir que você inclua um parágrafo, ou uma frase simples, com um link para um artigo relacionado em seu local. Claro que, em troca, você fará o mesmo em um artigo seu.

Os links de entrada são fundamentais para o posicionamento do seu site

A importância dos “textos âncora” nos links recebidos

Um aspecto que poucos levam em consideração na hora de receber links é a importância dos “textos âncora” (conhecidos tecnicamente como “texto âncora”, pelo nome em inglês). O que é texto âncora? É a palavra ou expressão à qual o link se aplica. Para deixar bem claro, se você observar os links que eu mesmo incluo neste artigo, você verá que escolhi cuidadosamente as expressões às quais apliquei o link.

Por exemplo, nos três parágrafos acima você pode ver o link na expressão como criar links de entrada. Essa expressão, por si só, é, ao mesmo tempo, uma palavra-chave que informa ao Google sobre o assunto do artigo ao qual estou linkando. Como resultado, o Google interpretará que estou recomendando esse artigo aos usuários do meu site. Portanto, isso adiciona pontos a favor dessa página que estou recomendando. Por isso é recomendado procurar uma agência para link building.

Mas, ao mesmo tempo, acrescenta pontos a favor do meu próprio artigo (este que você está lendo agora). Por quê? Porque o Google também valoriza que incluamos links de saída em nosso site ou blog. Portanto, estou informando ao Google que neste artigo considero valioso recomendar aos meus usuários que também leiam outro artigo sobre esse tema. Se você olhar de perto, vai notar que a expressão como criar links de entrada tem uma grande afinidade com o tema deste artigo.

Vamos ver de outra forma. Que informação você estaria fornecendo ao Google se ao invés do “texto âncora” mencionado, você tivesse colocado algo como “se quiser saber mais sobre o assunto, acesse este link ”? Obviamente, a expressão “este link” não diz absolutamente nada ao Google, nem sobre o tópico do artigo que você está linkando, nem sobre os tópicos que são importantes em seu site. Um “texto âncora” desse tipo é um desperdício em termos de posicionamento de SEO.

O Paradigma de Colaboração de Link de Entrada

Você pode estar se perguntando por que diabos estou recomendando um artigo de um site que é um “concorrente” para o meu e incentivando meus usuários a ler sobre o mesmo tópico no site de um concorrente em potencial. Bem, é claro, nem todos os links de saída e entrada precisam estar entre sites concorrentes. Mas por outro lado, por que não?

Você será capaz de entendê-lo se pensar a partir da lógica do “ganha-ganha” tão popular há alguns anos. Sempre disse que posso ver meus concorrentes como concorrentes ou colaboradores.

Se eu concordar com um de meus concorrentes para que ambos consigam um melhor posicionamento de nossos sites no Google, ambos ganhamos várias posições em relação aos demais concorrentes.

Em outras palavras, o que ganho por “dar” alguns de meus usuários a um de meus concorrentes é muito mais do que estou doando. É uma aliança estratégica de escopo parcial para nós dois alcançarmos (por assim dizer) uma fatia maior do mercado às custas de nossos concorrentes mútuos.

Um risco a evitar com “textos âncora” e “palavras-chave”

Agora que você vê a relação entre “textos âncora” e “palavras-chave”, como expliquei acima, você pode ficar tentado a pedir aos proprietários ou editores de outros sites que incluam em seus artigos expressões precisas que para você são “palavras-chave valiosas”. O risco, novamente, é que o Google perceba e avalie que você está fazendo “spam” com aquela palavra-chave.

Então, se você fizer isso com sabedoria e moderação, pode ser lucrativo, mas não exagere. E, por outro lado, os editores desses outros sites ou blogs podem achar irritante que você queira dizer a eles exatamente o que você quer que eles escrevam em seus próprios sites. Deixe-os fazer isso em suas próprias palavras. De qualquer forma, o objetivo principal é obter esses valiosos links de entrada de outros sites respeitáveis.

Os links de entrada são fundamentais para o posicionamento do seu site

Um bom motivo para ter um site WordPress

Se você ainda não leu, recomendo meu artigo sobre os prós e contras do WordPress para sites comerciais ou corporativos. Em poucas palavras, se o site da sua empresa ou negócio é um desses sites “estáticos”, ou o que costumamos chamar de “institucional”, tudo o que está exposto neste artigo é mais do que eloquente.

Alcançar um ótimo posicionamento web no Google requer trabalho e dedicação. Em outras palavras, se você deseja obter muitas visitas “orgânicas” ao seu site (ou seja, gratuitas), você precisa obter muitos links de entrada (entre outras coisas).

A melhor maneira de conseguir isso é ter muito conteúdo que permita “concordar” com os editores de outros sites (quanto mais, melhor) para “trocar” links. Mas com conteúdo realmente valioso para os visitantes de ambos os sites.